sábado, 2 de setembro de 2023

Seis hábitos para incluir na rotina e tornar o planeta mais sustentável

 


As atitudes individuais presentes no dia a dia impactam no futuro do planeta e deixar um legado positivo para as futuras gerações é dever de todos. Com o compromisso de conscientização, a Simple Organic, marca de cosméticos com matérias-primas naturais e orgânicas, preparou uma lista com seis passos para incluir na rotina que ajudarão a democratizar a sustentabilidade e promover a responsabilidade social e ambiental. 

Valorize o produtor local

Uma das mudanças de comportamento do consumidor que ajudou a equilibrar o meio ambiente está na preferência por comprar e consumir produtos locais. Além de diminuir o impacto ambiental gerado durante a locomoção dos produtos até as prateleiras dos supermercados, também é possível evitar a perda de nutrientes e de frescor dos alimentos. 

Evite o desperdício de comida

Além de reduzir a produção de lixo orgânico, o reaproveitamento de alimentos prolonga a vida útil da comida e um grande exemplo a ser seguido é a substituição das frutas por suas cascas para o preparo de geleias caseiras. 

Pesquise mais sobre cada marca que consome

Ao optar por qualquer produto, busque por marcas que possuam em seu DNA responsabilidade social e ambiental. Legitimar valores como sustentabilidade, respeito a padrões morais, ecológicos e o não teste em animais, além de quais matérias-primas são utilizadas para linhas de produção e também apoiar ou integrar causas e projetos sociais, eleva a preocupação do consumidor não somente na qualidade do produto e sua eficácia, mas sim qual impacto ambiental e social causado pela marca. 

Opte por produtos de embalagens reutilizáveis

Já ouviu falar sobre logística reversa? É um processo que diminui o impacto gerado pelas embalagens dos produtos e investe na coleta e encaminhamento de produtos e seus resíduos à reciclagem após o descarte do consumidor final. Além de repensar em quais marcas investir em consumo, opte por produtos que são embalados em materiais reutilizáveis ou que estarão disponíveis em embalagem refil posteriormente. 

Tenha uma garrafa para chamar de sua

A cada um minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são vendidas no mundo. Uma maneira de ajudar a reduzir a quantidade de plástico produzido é adotar uma garrafa reutilizável para o consumo de água diariamente. 

Economize o tempo no chuveiro

Apesar de ser um momento relaxante, o banho deve ser rápido, é possível economizar cerca de 90 litros de água ao diminuir o tempo de 15 para 5 minutos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário