quinta-feira, 25 de junho de 2015

Hoje é o Dia Mundial do Vitiligo


O vitiligo, doença que acomete cerca de 2% da população mundial, é  facilmente diagnosticado pela presença de manchas brancas bem delimitadas, que se situam em qualquer área da pele. Roberto Dóglia Azambuja, assessor  do departamento de Psicodermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica a importância de consultar um dermatologista para diagnóstico  e tratamento precoce.
“Quando as manchas não são completamente brancas, ou seja, são claras, o diagnóstico pode ser difícil até para o especialista. Não existem exames laboratoriais que deem o diagnóstico de vitiligo. Quanto mais cedo for tratado maior a possibilidade de cura”, ressalta o dermatologista.
Hoje, o maior problema para quem tem vitiligo é a rejeição social. Clinicamente, na maior parte dos casos, o vitiligo não causa nenhum sintoma nem nenhuma alteração da pele. “É como ficar com cabelos brancos”, completa Azambuja. 
Para os portadores da doença, como a pele atingida fica sem pigmento, a resistência à ação dos raios solares diminui acentuadamente. Em consequência, a pessoa deve evitar exposição à luz solar, porque poderá sofrer queimadura. Entretanto, uma pequena dose de luz solar, de cinco a dez minutos por dia, pode ser benéfica no sentido de repigmentar a área branca.
Fatores desencadeantes
A causa da doença é desconhecida. Muitas vezes iniciado por estresse, luz solar, queimaduras térmicas, traumatismos da pele e dermatites podem agir como fatores desencadeantes.
Tratamentos
Vitiligo tem cura, mas não é possível predizer quem vai se curar, porque cada pessoa reage de seu jeito próprio.
“Cada pessoa forma um tipo de vitiligo só dela e por razões próprias. Por isso, não existe tratamento padrão, que dê o mesmo resultado em todas as pessoas. O mesmo tratamento aplicado a dez pessoas dará dez resultados diferentes. Em última análise, quem cura não é o tratamento, mas a interação do organismo com o método utilizado”, explica Roberto.
Os tratamentos se resumem a medicamentos orais, tópicos, cirúrgicos e fototerapia. O mais comum é o uso de corticoides e de substâncias provocadoras da formação de pigmento. Em casos circunscritos e estabilizados há um ano, pode ser feita uma operação especial, com transplante de melanócitos e posterior irradiação com ultravioleta. A fototerapia atualmente em uso emprega radiação ultravioleta de faixa estreita, conhecida como UVB-NB.

Procure no site da SBD um profissional cadastrado para garantia de um profissional de qualidade: www.sbd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário