domingo, 11 de novembro de 2018

Tire suas dúvidas sobre introdução de alimentos sólidos para crianças


Agora que seu bebê já tem os primeiros dentinhos, é um bom momento para oferecer
alimentos mais sólidos para incentivar a mastigação. E como muitas mães têm dúvidas no que oferecer e como oferecer o alimento, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, resolveu responder as mais frequentes, para que a criança tenha a melhor experiência conhecendo novos sabores.

Segundo a nutricionista da Codeagro, Sizele Rodrigues, a partir do 12º mês, a alimentação da criança já deve ser semelhante à da família, portanto, os alimentos não devem mais ser amassados e nem oferecidos em forma de papas. É normal haver recusa a princípio, por isso é necessário que a substituição seja de forma gradual para a criança ir se acostumando com novas texturas. Veja agora as dúvidas mais frequentes na hora da transição, respondidas por Sizele:

        Existe algum alimento não recomendável para essa fase?  
Todos os grupos alimentares devem estar presentes no almoço e jantar. Não é recomendável oferecer à criança refrigerantes, produtos industrializados com conservantes e corantes artificiais, doces, açúcar, café, chás escuros, frituras e alimentos com muito sódio.

        Quais cortes de carne já posso oferecer e qual a melhor forma, em pedaços ou desfiados?
Os cortes de carne têm que ser os mais magros e nessa fase já podem ser oferecidos em pequenos pedaços.

        Posso dar frutas em pedaços e com casca ou ainda é muito cedo?
A frutas já podem ser oferecidas em pedaços e inclusive com cascas.

        A criança nessa fase ainda toma leite do peito ou já pode tomar o de vaca na caneca? Posso usar achocolatados?

O aleitamento materno é indicado que seja exclusivo até os seis meses e depois disso, de preferência, até os 2 anos de idade. O leite de vaca só pode ser ofertado a partir do 12º mês. Achocolatados não são indicados antes dos 2 anos.

         Como saber se meu filho está satisfeito se ainda não consegue falar?
Ele vai comer até estar satisfeito, após isso vai recusar a comida. Uma dica é não encher muito o prato, pois a criança deve comer de acordo com a sua capacidade e se ainda estiver com fome vai dar algum sinal de que quer mais.

        Quantas refeições são recomendáveis dar nessa fase?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda três refeições diárias de alimentos complementares para crianças amamentadas ao peito e cinco refeições ao dia para as que não são amamentadas. Devem ser compostas por 2 refeições salgadas ao dia e frutas nos horários intermediários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário