quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ginecomastia, uma das cirurgias mais realizadas pelos homens


Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, mais de 21 milhões de procedimentos foram realizados no mundo inteiro, sendo os homens responsáveis por 14,4% desse total. A operação de ginecomastia está, segundo o órgão, entre as cinco mais procuradas pelo público masculino.
Caracterizada pelo aumento da mama nos homens, a ginecomastia afeta principalmente durante o início da puberdade, sendo que 65% dos casos acontecem entre os 14 e 15 anos de idade. Segundo o cirurgião-plástico brasiliense dr. Sérgio Morum, a ginecomastia é uma fase que pode ser revertida naturalmente. “O homem também tem mama, mas muito pequena. Ela acaba aparecendo por conta de um desequilíbrio hormonal ligado à produção de testosterona. Com o passar do tempo, o corpo equilibra essa produção, e esse aumento da mama pode regredir. Caso não, faz-se a retirada cirurgicamente, através da sucção da gordura produzida e, dependendo do caso, uma reposição da aréola. A cirurgia permite que o problema não ocorra novamente, ou seja, um único procedimento já garante que não cresça mais uma vez”, explica ele.
De acordo com o médico, homens adultos também podem estar sujeitos ao quadro, com o uso de esteroides anabolizantes ou alguma doença no testículo, prejudicando a produção de testosterona. Para ele, esses são os pacientes que mais procuram resolver o problema. “Vem sendo bastante comum a procura dos homens pelo procedimento”. O cirurgião conta que muitos chegam ao consultório reclamando do aspecto que a mama apresenta. “Muitos acham que há uma aparência feminina, e relatam muita vergonha, não gostam de tirar a camisa, ou usar uma regata para ir na academia, por exemplo. Eles reportam que também são alvos de chacotas por outras pessoas. Acaba atrapalhando o convívio social do paciente”, finaliza ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário