sexta-feira, 1 de abril de 2016

Como escolher a melhor escolinha para seu filho

Estrutura, alimentação, educadores e método de ensino, são tantas as dúvidas quando o assunto é o primeiro contato da criança com o universo da educação. Mas, o que as mamães devem levar em consideração ao escolher do berçário do bebê à escolinha da criança? A pediatra Wylma Hossaka, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, selecionou os principais pontos de atenção que os pais devem ter quando chega a hora do seu bebê ir para a escolinha.
Observe se a infraestrutura é segura e se não há superlotação
“Umas das questões que prezo ao orientar sobre a busca de uma escolinha para os filhos é que observem o número de educadores/berçaristas por crianças. Também é importante levar em consideração a estrutura do lugar”, diz a médica. As crianças precisam de um ambiente confortável, separado por faixas etárias e espaços exclusivos para aprender, brincar, se alimentar e tirar a soneca, que sejam obviamente limpos. A segurança da criança também é primordial. “Por isso, veja se os banheiros são adaptados para os pequenos, e se pela escolinha não têm quinas vivas. Os brinquedos também devem ser seguros”, ressalta.
Escolinha arejada e ensolarada A primeira infância é o período onde as crianças estão muito susceptíveis a infecções. Elas praticamente ainda não conheceram nenhum vírus, por isso é importante que façam suas atividades em espaços arejados. Lugares abertos diminuem o risco da transmissibilidade de doenças. “Além disso, é imprescindível que tomem diariamente sol, fonte de vitamina D”, alerta a pediatra.
Espaços para diversão
Na infância, as crianças têm muita energia e esta primeira fase é a das descobertas. Estão iniciando a engatinhar, andar, correr, subir. Elas precisam se exercitar para terem a habilidade completada e não podem ficar restritas aos ambientes pequenos.
Alimentação precisa ser fresquinha e bem condicionada
A alimentação deve ser devidamente condicionada em potes de vidro e refrigerada até a hora do consumo. Fora isso, por legislação, as escolas devem ter uma nutricionista que assinem o cardápio. “Eu oriento os pais a uma vez por mês chegarem na hora da refeição e observarem se o que estão servindo é o mesmo oferecido no cardápio. O mais importante é que a comida seja fresquinha e que seja adequada com o balanço nutricional para a idade”, orienta a dra. Wylma .
Afeto, componente mais importante
Segundo a médica, todos os funcionários têm que ser capacitados e gostar de fazer suas funções, isso é básico. Ainda, precisa-se criar uma relação de confiança entre escolinha e os pais. “Você confia aquilo de mais precioso: seu filho. A criança precisa de um ambiente seguro, mas a gente precisa de um ingrediente importantíssimo para a criança se desenvolver que é o afeto”, diz ela.
O que queremos para os nossos filhos?
Antes de os pais escolherem um berçário, eles precisam refletir o que querem para os seus filhos. “Quais são as expectativas na base cultural e a formação que eles vão ter? A escola tem que ir ao encontro da expectativa da família”, explica a pediatra.  Cada escolinha tem a sua particularidade, e o que é bom para uma não é boa para outra, mas de forma geral, é preciso ter um acompanhamento com pedagogo ou psicopedagogo, para que essas crianças tenham um bom desenvolvimento, mas não podem esquecer que são crianças e precisam brincar. “Não podemos perder o contexto da infância”, finaliza a dra. Wylma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário