O assunto orientação vocacional é amplo e possui em geral uma ideia limitada de que possibilita diretrizes somente para adolescentes no início de carreira profissional. No entanto, é importante frisar que atualmente essa ferramenta auxilia não somente no direcionamento, mas também para aqueles que desejam a mudança de carreira.
Há diversos profissionais que oferecem tal orientação, no entanto os psicólogos organizacionais são os mais indicados, pois possuem um olhar integral do indivíduo, além de serem os únicos habilitados para realizar as aplicações e avaliações dos testes psicológicos.
Segundo o psicólogo Rodolfo Prado, o processo da orientação se difere com o que se pretende alcançar. Para os adolescentes, normalmente serão realizadas três sessões, tendo como etapas inicialmente um levantamento/entrevista geral das características do indivíduo, posteriormente a aplicação de testes vocacionais, e por último o profissional vai correlacionar os dados levantados, realizando uma devolutiva dessas informações ao jovem.
"Nos dias atuais encontramos diversos colaboradores descontentes com sua trajetória profissional, ocasionando um impacto negativo em seu desempenho na organização e vida pessoal. Esses profissionais buscam a orientação vocacional a fim de redirecionar sua carreira", explica o psicólogo.
O redirecionamento profissional consiste em lidar exclusivamente com as demandas apresentadas pelo indivíduo. Nesse processo trabalhamos com quebras de paradigmas, auxiliamos nas elaborações desses sentimentos e contribuímos na motivação do profissional em buscar novas ferramentas que lhe possibilitarão o alcance de seu objetivo.
Nesse trabalho, para atingir o êxito, é fundamental a participação ativa e o desejo de mudança do profissional, que terá como consequência a oportunidade de se autoconhecer, alinhar suas habilidades e desenvolver suas qualidades.O assunto orientação vocacional é amplo e possui em geral uma ideia limitada de que possibilita diretrizes somente para adolescentes no início de carreira profissional. No entanto, é importante frisar que atualmente essa ferramenta auxilia não somente no direcionamento, mas também para aqueles que desejam a mudança de carreira.
Há diversos profissionais que oferecem tal orientação, no entanto os psicólogos organizacionais são os mais indicados, pois possuem um olhar integral do indivíduo, além de serem os únicos habilitados para realizar as aplicações e avaliações dos testes psicológicos.
O processo da orientação se difere com o que se pretende alcançar. Para os adolescentes, normalmente serão realizadas três sessões, tendo como etapas inicialmente um levantamento/entrevista geral das características do indivíduo, posteriormente a aplicação de testes vocacionais, e por último o profissional vai correlacionar os dados levantados, realizando uma devolutiva dessas informações ao jovem.
Nos dias atuais encontramos diversos colaboradores descontentes com sua trajetória profissional, ocasionando um impacto negativo em seu desempenho na organização e vida pessoal. Esses profissionais buscam a orientação vocacional a fim de redirecionar sua carreira.
O redirecionamento profissional consiste em lidar exclusivamente com as demandas apresentadas pelo indivíduo. "Nesse processo trabalhamos com quebras de paradigmas, auxiliamos nas elaborações desses sentimentos e contribuímos na motivação do profissional em buscar novas ferramentas que lhe possibilitarão o alcance de seu objetivo", ressalta Rodolfo.
Nesse trabalho, para atingir o êxito, é fundamental a participação ativa e o desejo de mudança do profissional, que terá como consequência a oportunidade de se autoconhecer, alinhar suas habilidades e desenvolver suas qualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário