Cada dia
que passa a tecnologia vai aumentando e, com a facilidade de obter informações
pelas máquinas, as pessoas, principalmente os jovens, estão se afastando de
outros meios de comunicação e até interesse em participar das atividades
escolares. Com essas mudanças, as pessoas, inclusive as do ambiente escolar,
não sabem como lidar com isso.
Muitas
pessoas acreditam que a tecnologia atrapalha todas as rotinas, especialmente
na escola. No ambiente escolar, os professores, pais e os educadores em geral,
estão preocupados com os alunos que não prestam atenção nas tarefas escolares
para ficar em redes sociais. Mesmo preocupados, muitas escolas resistem em
usar a tecnologia a favor da aprendizagem.
Entretanto,
já que a tecnologia e redes sociais estão “tomando conta”, acredito que o
melhor a fazer é se juntar a elas. Assim, com o equilíbrio e adaptações, o uso
de novas tecnologias pode ficar mais agradável de conviver. O importante é
não impedir de usar, pois usar escondido pode não ter controle das situações
que podem ocorrer atrás das redes sociais.
Existem
planos educacionais que já adotam essa prática, deixando os alunos usar a
internet nos celulares e outros aparelhos eletrônicos para ajudá-los nas
atividades e tarefas escolares, podendo pesquisar e interagir com a
tecnologia disponível sem deixar de aprender e de se divertir ao mesmo tempo.
Essa liberdade em usar aparelhos eletrônicos em sala de aula provoca
curiosidade no aluno para pesquisar e procurar mais os assuntos, fazendo com
que a aprendizagem fique mais agradável e divertida.
Portanto,
é possível dizer que a tecnologia pode ser uma ferramenta positiva para
auxiliar na aprendizagem, sempre mantendo o equilíbrio com os métodos pedagógicos
da escola.
(Artigo da psicóloga humanista Vanessa Sardisco, CRP 06/118543)
Nenhum comentário:
Postar um comentário