Andar de bicicleta é uma boa
forma de exercício, por isso não é de admirar que cada vez mais pessoas adotem
a bicicleta como forma de divertimento, lazer, prática esportiva e até como um
modo de transporte. Em feriados, como hoje, então, nem se fale! Mas guiar uma bicicleta num centro urbano é algo
similar a dirigir um carro. O condutor precisa observar as regras de trânsito
para ajudar a diminuir a incidência de colisões e outras ocorrências
traumáticas.
“Os ciclistas precisam estar
100% preparados e cautelosos antes de saírem pedalando por aí, porque as lesões
envolvendo bicicletas são muitas, dentre elas, lacerações, distensões e
fraturas. E até mesmo casos de lesões mais graves, que podem levar à morte,
podem ocorrer”, afirma o ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.701).
Ciclistas profissionais ou
ocasionais estão sujeitos a lesões provocadas por acidentes traumáticos. Nos
Estados Unidos, a cada ano, cerca de 800 mortes e mais de meio milhão de
atendimentos de emergência estão relacionados com a bicicleta. Segundo
informações da Universidade de Washington, os traumatismos cranianos são
responsáveis por cerca de dois terços das hospitalizações e de três
quartos das mortes em acidentes com bicicletas. O uso de capacetes evitaria
cerca de 85% dos ferimentos na cabeça.
No Brasil, um estudo com 240
crianças e adolescentes acidentados, realizado pela médica Vera Lúcia Venâncio
Gaspar, em Minas Gerais, há alguns anos, mostrou predomínio da ocorrência com
bicicletas (44,6%). E nenhum ciclista usava capacete. No site da Sociedade
Brasileira de Pediatria, a médica relata que a maioria das mortes de ciclistas
é por traumatismo craniano. Por isso, ela destaca a importância do capacete
para diminuir a gravidade dos traumatismos cranianos, suas sequelas
neurológicas e morte.
Dicas de segurança para
o ciclista
Diante de tantos braços
quebrados, entorses de pulsos, distensões e outras lesões relacionadas com a
condução da bicicleta, o médico organizou uma lista com algumas dicas de
segurança que precisam ser observadas pelos ciclistas:
Ajuste a bicicleta ao seu
tamanho e altura. Certifique-se que a
bicicleta é do tamanho adequado para você. Guidão, altura do assento, bem como
sistemas de engrenagens ajustados ajudam a reduzir o risco de lesões por
sobrecarga e melhoram o controle da bicicleta. Os joelhos, por exemplo, nunca
devem ficar mais altos que o quadril, ou o ciclista pode vir a ter dor e
inchaço no seu joelho;
Mantenha o ritmo. Andar de bicicleta pode ser um exercício vigoroso.
Certifique-se de que você está apto a cruzar a cidade de bicicleta, antes de
começar a pedalar. Lembre-se que a distância para ir a algum lugar é a mesma
para voltar. Se você se machucar na ida, ou ficar muito cansado, não conseguirá
retornar para casa depois;
Mude a posição de
condução. Pequenas variações em sua
posição durante a condução da bicicleta podem reduzir o estresse em pontos de
pressão sobre o corpo, evitando a sobrecarga muscular;
Use sempre um capacete. Certifique-se de que ele se encaixa confortavelmente
na sua cabeça, sem obstruir a sua visão. O capacete deve ter fivelas no queixo
e ficar bem preso. Estudos têm demonstrado que o uso do capacete de bicicleta
pode reduzir as lesões na cabeça;
Manutenção de sua
bicicleta. Verifique se os
componentes mecânicos da sua bicicleta estão em boas condições: freios, pneus,
engrenagens, assim como você faria com um carro. Se a bicicleta não estiver em
boas condições, não a utilize;
Siga as regras de
trânsito. Familiarize-se com todas as
regras de trânsito para bicicletas em sua cidade ou estado, isso em relação às
ciclovias ou ciclofaixas. Obedeça às demais normas de trânsito no que diz
respeito a placas e semáforos. Instale refletores traseiros na sua bicicleta,
para que os demais motoristas possam antecipar suas ações;
Pratique a direção
defensiva. Não ande na contramão do
tráfego, pois um impacto frontal contra um automóvel pode ser fatal. Tenha
cuidado ao andar ao lado de carros estacionados, evitando ser atingido por uma
porta sendo aberta. Na Holanda, onde andar de bicicleta já faz parte da cultura
urbana, as pessoas são ensinadas em cursos de educação para motoristas a abrir
a porta do motorista com a mão direita, o que obriga o motorista a olhar por
cima do ombro esquerdo para ver se um ciclista está se aproximando. Os
ciclistas de lá são aconselhados a prestar atenção à "zona da porta",
e a andar de bicicleta cerca de quatro metros para a esquerda de onde os carros
estão estacionados;
Evite distrair-se durante
a condução da bicicleta. Não ouça
música com fones de ouvido, não fale ao telefone, não fique enviando mensagens
de texto ou fazendo qualquer outra coisa que possa obstruir a sua audição ou
visão ao conduzir a bicicleta;
Nunca subestime as
condições da estrada. Tenha cuidado
com superfícies irregulares ou escorregadias;
Cuidado com o seu nível de
combustível. Como andar de bicicleta
é um exercício que gasta muitas calorias, não se esqueça de levar água e
lanches para os passeios mais longos. Não se descuide da sua hidratação, beba
água de hora em hora durante o passeio de bicicleta;
Use equipamento
apropriado. Evite roupas largas e use
calçado apropriado. Nunca ande descalço ou de chinelos. Já ocorreram muitos
casos de lesões em pés e tornozelos devido à lesão contra a corrente da
bicicleta. Use luvas acolchoadas. Use calções de ciclismo devidamente
acolchoados para passeios mais longos. Use protetor solar;
Supervisione os ciclistas
mais jovens em todos os momentos. Recomenda-se
que as crianças andem de bicicleta apenas em áreas fechadas nos primeiros anos
e sempre sob a supervisão de um adulto;
Nunca ande de bicicleta
sob a influência de álcool e outras drogas. Essas substâncias afetam o seu equilíbrio e a sua capacidade de tomar
decisões rapidamente.