Há anos, vários estudos vêm comprovando a associação de muitas doenças e do processo de envelhecimento com a falta de antioxidantes na alimentação. Atualmente, é muito comum ouvirmos sobre a existência e importância dos alimentos antioxidantes e como eles atuam impedindo ou retardando os danos oxidativos, processo causado pela ação dos radicais livres.
Segundo a nutricionista Barbara Pinheiro Possani, os radicais livres são moléculas oxidantes que, por meio de elétrons, modificam as estruturas químicas de outras moléculas. "Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, uma vez que eles são produzidos até quando praticamos atividades físicas e respiramos", explica. "Podem também ocorrer por outras fontes, como poluição, estresse, uso de cigarro e exposição ao sol. Dessa forma, a melhor maneira de nos prevenirmos contra a oxidação é com o consumo de alimentos antioxidantes."
Os antioxidantes são agentes responsáveis pela inibição e redução dos danos causados pelos radicais livres nas células. Eles atuam de diferentes maneiras na proteção ao organismo. O primeiro instrumento de defesa dos antioxidantes é impedir a formação dos radicais livres. Eles também são capazes de reter os radicais livres gerados por fontes externas ou os gerados pelo metabolismo celular. Outro mecanismo de proteção é que eles são capazes de reparar lesões já causadas, removendo os danos e reconstituindo as células.
Como posso encontrar antioxidantes na alimentação?
Segundo a nutricionista, em primeiro lugar, é necessário ter uma alimentação equilibrada e balanceada, só assim poderemos desfrutar dos benefícios dos antioxidantes. Alguns dos antioxidantes encontrados na dieta e suas fontes são:
- Vitamina A: presente em alimentos como gema de ovo, leite, folhas verde-escuras, frutas e hortaliças de cor amarela e laranja.
- Vitamina C: presente na laranja limão, abacaxi, acerola, pimentão, morango.
- Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas (sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs), abacate, alface, espinafre e óleos vegetais.
- Selênio: presente em cereais integrais, leite, salmão e oleaginosas.
- Zinco: disponível no leite, queijos, ovos, fígado, leguminosas, farelo de trigo, carnes e nozes.
- Betacaroteno: disponível em alimentos de cor amarelo alaranjada, como a cenoura, abóbora, mamão, damasco, manga, batata-doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário