As manchas escuras são resultantes do aumento da produção de hormônios femininos e aparecem, geralmente, na região facial, principalmente na testa, bochechas e ao redor do nariz.
"Na gravidez, e em mulheres que possuem pré-disposição, a pigmentação cutânea fica bastante evidente. Basta notar o escurecimento da linha alba, aquela linha vertical no meio do abdômen, que escurece e se torna a linha nigra. Do mesmo modo, ficam mais escuros os grandes lábios vaginais, a aréola mamária, as regiões da virilha, axilas e até as pintas espalhadas pelo corpo. Isso é resultado de todas as alterações hormonais pelas quais a mulher passa nesse período", afirma Sonia Corazza, cosmetóloga da Souvie, empresa brasileira de cosméticos orgânicos e veganos certificados.
Confira duas dicas para incluir na rotina diária de beleza e, assim, evitar o surgimento do melasma ou cloasma gravídico:
1. Proteja-se contra os raios solares – o sol e o calor são os principais aliados dos hormônios no processo de desenvolvimento do melasma. Por isso, use bloqueadores solares formulados apenas com filtros físicos (dióxido de titânio e óxido de zinco), bonés e viseiras e evite, o máximo possível, a exposição ao sol, principalmente entre as 10 e as 15 horas, no horário normal, e entre as 11 e 16 horas, no horário de verão.
2. Use bloqueador solar com cor – semelhantes a uma base para maquiagem, esses produtos são mais eficazes na prevenção do melasma, pois a base e o bloqueador físico formam uma dupla barreira física contra os raios ultravioleta. Aplique pela manhã e reaplique durante o dia para que seu efeito seja constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário