Com as datas comemorativas chegando
e muitas pessoas para presentear, nada como economizar um pouquinho na hora das
compras. A global Black
Friday chegou ao Brasil em 2011 e é uma das maiores datas promocionais de
movimentação do comércio brasileiro. A ação acontece sempre na última
sexta-feira de novembro, que neste ano cai no dia 23, e conta com a adesão de
empreendimentos físicos e virtuais, por conta do incentivo da data.
De acordo com o
E-commerce Brasil, a previsão para este ano é um crescimento de 15% no volume de vendas, número
motivado pela expectativa positiva do cenário
econômico e pela retomada da confiabilidade
dos empresários e consumidores. Porém, embora seja uma ótima oportunidade de
garantir alguns produtos por um peço melhor, também é o momento em que o
consumidor pode ser enganado de diversas formas.
Após a novidade ser
trazida para o país, já começou a se falar nas Black Fraudes ou nas promoções
de “tudo pela metade do dobro”. Por isso, o economista e professor do ISAE
Escola de Negócios, Pedro Salanek, separou algumas dicas importantes para
quem quer aproveitar o momento sem ser pego pelos falsos descontos e links
enganosos.
De acordo com Pedro,
toda compra deveria ser realizada apenas após um planejamento prévio, para que
não haja nenhum problema. “Ao invés de se deixar levar pela empolgação do dia
da compra, o ideal seria fazer uma pesquisa de valores dos produtos que estão na
lista de compras, para que haja um comparativo na hora de efetivar o
pagamento”, explica. “O imediatismo seduz o cliente e faz com que ele acabe
sendo enganado, tanto com valores quanto com golpes virtuais de roubo de dados”, complementa o especialista.
Outro ponto importante é
redobrar o cuidado com ambientes virtuais, que hoje compõe a maior parte das
escolhas de compra dos consumidores. Buscar sempre sites oficiais, com boas
avaliações, empresas conhecidas e, de preferência, com indicações de garantia
da entrega e da confiabilidade do produto no que diz respeito a qualidade.
“Para que o cliente não fique sujeito a riscos de vírus por links suspeitos,
que acabam levando dados pessoais importantes e causando prejuízos financeiros,
instalar um bom antivírus no computador também pode ser uma alternativa”,
aconselha o economista.
Avaliar bem as ofertas e
sempre desconfiar de descontos atrativos demais, que saem da realidade dos
valores convencionais, é essencial para driblar as pegadinhas. O encanto da
super promoção muitas vezes leva o cliente a não perceber a diferença absurda
dos preços. Além disso, manter o foco somente nos produtos que deseja obter é a
principalmente dica. “Comprar apenas pelo impulso também faz com que o
consumidor acabe adquirindo muitas coisas supérfluas e gastando além do que
deveria ou poderia. Citando Warren Edward Buffett, investidor e filantropo
americano, preço é o que você paga e valor é o que você leva. Ou seja, não é só
porque está barato que a compra realmente valha a pena”, conclui.
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