Foi-se o tempo
em que homens só usavam perfume, faziam a barba e cortavam cabelo. A época em
que este era todo ritual de beleza deles ficou nos livros de história. O homem
dos dias de hoje se cuida, e muito bem, e não tem a menor vergonha
disso. Atualmente, os homens procuram se cuidar mais e já superam os 35%
do público que busca atendimento em consultórios dermatológicos. E assim a
indústria vem investindo em produtos para tratamento e cuidado com a pele do
homem, produzindo linhas específicas para eles.
Segundo dados do
Ibope, o homem brasileiro contemporâneo tornou-se mais consumista, gastando
cerca de 15% a mais do que a mulher no cartão de crédito. Outro estudo – oGlobal Cosmetics & Toiletries - aponta que as vendas de
produtos masculinos para tratamento da pele aumentaram em 41,5% no Canadá,
21,5% na França e 19,3% na Itália. O Brasil tem participação no mercado de
cosméticos masculinos importante, ocupa a segunda posição no ranking mundial,
segundo estudo feito pela Euromonitor.
Mas, por que os
cosméticos de homens e mulheres devem ser diferentes? Será que é só jogada de
marketing, para vender mais? Não mesmo! Realmente estes homens que querem se
cuidar possuem características e desejos diferentes das mulheres, assim como as
necessidades de cuidados. Afinal, a pele em geral é diferente, eles querem tratamentos
mais sutis, mas não gostam de perder muito tempo com estes cuidados.
Por exemplo, a pele
do homem tende a ser mais oleosa do que a das mulheres. E os homens não
toleram, nem um pouco a sensação de pele lambuzada. Assim, os filtros solares
dos homens possuem substâncias que tratam da oleosidade e possuem cosmética
mais seca possível e que absorva rápido.
Outro exemplo são os
hidratantes corporais. Homens, em geral, têm muitos pelos no corpo, o que
dificulta a aplicação do hidratante em creme. Assim, as linhas masculinas
lançaram hidratantes em loção ou spray que facilita a aplicação do produto e
não deixa a pele pegajosa, pois são mais rapidamente absorvidos pela pele.
A pele dos homens em
geral é mais grossa que a pele da mulher, e, assim, os cosméticos antirrugas
masculinos podem ter uma concentração um pouco maior dos ativos para garantir a
eficácia do produto. Um exemplo é a loção pós barba para acalmar, evitar
e tratar a irritação da barba (a foliculite), hidratar e até tratar
rugas.
Além de todas estas
diferenças, as indústrias ficam atentas ao cheiro do produto, formato da
embalagem (homens não gostam de potes, gostam de tubos) e também cor da
embalagem (geralmente para este público as cores são preto, prata e azul).
Acho que os homens
devem se cuidar mesmo. A saúde e beleza da pele é direito e todos.
Artigo da médica dermatologista
Livia Pinto, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário