A dermatite atópica (DA) em crianças, muitas vezes chamada de eczema, não tem uma causa definida. A DA é parte do que se conhece como mancha alérgica ou mancha atópica (alergia alimentar, dermatite atópica, asma e rinite) e pode dar lugar a essas outras manifestações alérgicas ou persistir durante a vida toda em um indivíduo.
“Com o aparecimento do eczema, a pele da criança pode tornar-se muito seca, craquelenta, propícia a coceiras, o que permite a entrada de germes que podem causar infecções de pele. Com o tratamento apropriado, a barreira protetora da pele pode ser restaurada. Nesse sentido, bons cuidados em relação à pele podem ajudar na cura ou no controle do eczema e na prevenção de novas infecções”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).
É importante também evitar a automedicação. “A pele é o maior órgão de nosso corpo e qualquer substância passada nela pode ser absorvida. Isso pode trazer problemas mais sérios até do que a própria dermatite, que já não é simples por si só. Sempre busque orientação médica (pediatra, dermatologista, alergologista) para diagnóstico, avaliação e acompanhamento do quadro”, alerta Chencinski.
Para reduzir a severidade e a frequência dos surtos de DA em crianças, o pediatra lista algumas dicas importantes:
Banho
- Banhe seu filho em água morna, não quente;
- Limite o tempo de banho para 5-10 minutos;
- Use sabonete somente quando necessário. Ele deve ser suave e sem perfume. Não use sabonetes líquidos;
- Enxague bem e, após o banho, enxugue suavemente a pele do seu filho até que ela fique seca;
- Se o seu filho faz uso de um medicamento para a pele, aplique-o quando a pele estiver quase seca. Use o remédio conforme as orientações médicas;
- Aplique um hidratante diariamente conforme orientação médica.
Cuidados com a pele
- Para melhores resultados, aplique o hidratante pelo menos duas vezes por dia. Isso evita o ressecamento e o aparecimento de rachaduras. O emprego do hidratante pode diminuir a necessidade de medicamentos para a dermatite;
- Mantenha as unhas do seu filho curtas e lisas. Isso diminui a probabilidade de que ao coçar, a criança perfure a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário